Se possui aquecedores eléctricos, ou a óleo, recorra ao termóstato para manter uma temperatura constante e assim minimizar o consumo de energia.
Isole os espaços onde instalar fontes de aquecimento ou de arrefecimento localizadas, fechando e calafetando devidamente portas e janelas.
Instale um bom isolamento nas portas, janelas paredes, chão e tectos, através da utilização de materiais e técnicas adequadas para o efeito, tais como a celulose, aglomerados de cortiça, vidros duplos e outros.
Os envidraçados com grande exposição solar, devem ser ter elementos de protecção, como persianas exteriores ou palas para minimizar os ganhos solares no Verão e maximizar os ganhos solares no Inverno.
No Verão, utilize estores exteriores, evitando a entrada de raios solares directos durante o dia e reduzindo a necessidade de refrigeração condicionada. e facilitar a ventilação natural durante a noite, abrindo as janelas em lados opostos da casa.
No Inverno, maximize a exposição solar de forma a reduzir a necessidade de aquecimento e a utilização de iluminação artificial, levantando os estores e abrindo os cortinados.
Para aquecer a casa no Inverno aproveite os dias de sol, abrindo os estores e persianas e para evitar perdas de calor fechando-os durante a noite.
Regule o termóstato para uma temperatura adequada às condições externas de 21 a 23º C de Verão e de Inverno 20ºC a 18ºC.
Ao comprar um aparelho de climatização verifique o isolamento da sua casa e escolha um equipamento com potência adequada.
Escolha o sistema que melhor se adapta às suas necessidades, tendo em conta a eficiência energética e o consumo total de energia de cada opção.
Evite climatizar zonas da casa que não estão habitadas.
Escolha vestuário adequado à estação do ano, mesmo dentro de casa.
Limpe os filtros de ar dos equipamentos de climatização regularmente, de preferência de 15 em 15 dias e solicite à empresa instaladora a revisão do sistema uma vez por ano.