Substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras (fluorescentes tubulares e as fluorescentes compactas), pois economizam até 80% do consumo de energia utilizada e duram 8 a 10 vezes mais.
Desligar todas as luzes que se encontram acesas desnecessariamente e maximize a utilização da luz solar.
Desligue as luzes quando deixa de utilizar os espaços.
Utilize lâmpadas com a potência adequada às necessidades do local e tipo de utilização.
Pinte as paredes e os tectos com cores claras, que reflectem melhor a luz, reduzindo a necessidade de iluminação artificial.
Evite os abat-jours muito opacos, já que obrigam a utilização desnecessária de lâmpadas
Instale sensores de movimento nos locais de passagem, como por exemplo garagens e vestíbulos.
Utilize reguladores de intensidade nos dispositivos de iluminação.
Proceda à limpeza regular das janelas e lâmpadas, pois o pó e a sujidade reduzem o
rendimento do sistema de iluminação.
Incandescentes – São as mais utilizadas e de menor custo, mas apresentam uma eficiência muito reduzida e o menor tempo de vida útil. Com efeito, apenas cerca de 5% da electricidade consumida é convertida em luz, sendo a restante convertida em calor.
Halogéneo – São 30% mais eficientes que as incandescentes. São muito utilizadas em iluminação indirecta, sendo no entanto perigosas devido ao calor dissipado. A sua principal característica é apresentarem índices de restituição de cor muito elevados.
Fluorescentes tubulares – As lâmpadas fluorescentes tubulares apresentam uma elevada eficiência luminosa, necessitando, no entanto, de utilizar luminárias próprias, que normalmente são bastante inestéticas. A sua utilização é recomendada em espaços como cozinhas, corredores, escritórios ou parques de estacionamento.
Fluorescentes compactas – As lâmpadas fluorescentes compactas (CFL) são versões mais pequenas das lâmpadas fluorescentes tubulares. As lâmpadas fluorescentes compactas consomem um quinto da energia das lâmpadas tradicionais e duram oito vezes mais. São mais caras, mas, na prática, poupa-se dinheiro com a sua eficiência.