Agência de Energia do Ave

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Projetos Projeto 2017 MOVBIO - Mobilização de biomassa de podas para valorização energética

MOVBIO - Mobilização de biomassa de podas para valorização energética

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

movbio_pt

O projeto MOVBIO vai promover a valorização energética da biomassa de poda.

O projeto MOVBIO permitirá a valorização da biomassa existente que atualmente não tem um circuito de aproveitamento definido e geralmente não tem um uso energético devido às suas características especiais. Especificamente, através da avaliação da viabilidade técnica e económica das adaptações dos processos de pré-tratamento e de aproveitamento térmico, facilitar a valorização energética da biomassa de poda de origem agrícola (vinha, olival, fruteiras) e urbana (biomassa proveniente da poda de parques urbanos e jardins).

Pretende-se também contribuir para fortalecer o modelo económico, tornando-o mais sustentável através do uso eficiente da biomassa residual e promover a inovação empresarial.

Este projeto é financiado pelo programa INTERREG V A Espanha-Portugal (POCTEP) e é liderado pela Fundación CIDAUT, contando também com a participação da Agência de Energia Municipal da cidade de Valladolid (AEMVA), o Instituto Tecnológico Agrário de Castilla y Leon (ITACYL) e, como parceiros portugueses, o Centro para a Valorização de resíduos (CVR) e a Agência de Energia do Ave (AEdoAVE).

grupoReunião de arranque do projeto, realizada a 19 de julho em Valladolid

Com o projeto MOVBIO será alcançada uma avaliação do potencial real da valorização energética da biomassa de poda não aproveitada atualmente para esse efeito por falta de viabilidade técnico-económica. Compreenderá a etapa de extração no campo, a sua caracterização como combustível e a adaptação de tecnologias de combustão eficientes que permitam o seu aproveitamento térmico e elétrico final.

Os principais beneficiários dos resultados do MOVBIO serão empresas de serviços agrícolas, os consumidores de energia térmica, agricultores e autoridades locais. A natureza inovadora da abordagem proposta baseia-se na avaliação de toda a cadeia de valor, analisando em detalhe as características da biomassa selecionada para minimizar as alterações nos métodos de extração e tecnologias utilizadas. Também serão obtidos modelos de aproveitamento e ferramentas de gestão que estreitem os laços entre a produção e a utilização da biomassa de poda.

A abordagem do projeto aposta na inovação em três áreas: a nova forma de utilização de uma tipologia de biomassa com valor energético; a adequação de sistemas de recolha e, a adaptação de tecnologias usadas na valorização energética. Além disso, o projeto irá promover a utilização das TIC através da criação de uma ferramenta de gestão da biomassa capaz de estabelecer a ligação entre os proprietários da biomassa e / ou empresas de serviços agrícolas e clientes para os tipos de biomassa analisados ​​no projeto.

Todas estas linhas de trabalho do projeto MOVBIO permitirão manter um aumento sustentável da biomassa disponível para fins energéticos, permitindo progressos na utilização de energias renováveis, promovendo o desenvolvimento económico e, aumentando as oportunidades de emprego.

  cidaut logo        cvr       aemva      itacyl     logo_aedoave

logo-interreg

 

Copyright: Agência de Energia do Ave
Todos os direitos reservados.

Design: H2com