Agência de Energia do Ave

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Vizela assinou compromisso europeu para a sustentabilidade

Vizela assinou compromisso europeu para a sustentabilidade

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Desde o passado dia 10 que Vizela faz parte da extensa lista de municípios europeus que assume a gestão sustentável como um objectivo estratégico e urgente, com a assinatura da Carta das Cidades Europeias para a Sustentabilidade, a chamada Carta de Aalborg.

A carta é um compromisso político inserido na Agenda 21 e visa conciliar a protecção do ambiente com o desenvolvimento e crescimento económico e social. “É um processo contínuo de participação e mobilização que visa conciliar a protecção do ambiente com o desenvolvimento económico e a coesão social”, explicou ao jornal Público o presidente da Câmara de Vizela, Dinis Costa.

Com este acordo, e ainda de acordo com Dinis Costa, Vizela assume “um compromisso na gestão partilhada do futuro sustentável do concelho, dando início a um processo de partilha e de parceria com todos os agentes locais”.

A colaboração visa também “identificar áreas de actuação prioritárias para que o concelho de Vizela se torne mais sustentável” e defina acções concretas a implementar. Estas deverão ser tomadas em conjunto com os agentes locais, que estão melhor qualificados para identificarem os problemas concretos do concelho, assim como para “delinearem possíveis soluções”.

“Para que todos os munícipes possam acompanhar as várias etapas da Agenda 21 Local Vizela, irá ser posto a circular um folheto com informação, assim como uma página na internet e sessões de reflexão e debate”. A primeira destas sessões tem já data marcada para 23 de Setembro.

As Agendas 21 Locais são um instrumento criado em 1992 na Cimeira da Terra realizada nesse ano no Rio de Janeiro, Brasil, com o objectivo de “orientar Governos, organizações internacionais e a sociedade civil para o desenvolvimento sustentável”.

 

Copyright: Agência de Energia do Ave
Todos os direitos reservados.

Design: H2com